Audiência pública discute o aumento da taxa de iluminação.
- Jornalismo UERJ
- 6 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Moradores de São Gonçalo relatam insatisfação com o serviço prestado pela prefeitura.

Por Withner Marques
Em novembro de 2018 a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma audiência pública que discutiu o aumento da taxa de iluminação do município de São Gonçalo. O valor pago pelos contribuintes sofreria um aumento em torno de 275%. Caso o projeto seja aprovado o valor pago atualmente de R$ 8,00 passaria a ser de R$ 30,00 mensais.
A audiência sobre esse aumento, ainda gera uma discussão entre os moradores a respeito da cobrança, pois se sentem insatisfeitos com o serviço prestado. Cerca de 41,1% da população gonçalense não possui iluminação pública adequada, e embora a tarifa seja cobrada mensalmente na conta de luz, os moradores precisam utilizar medidas momentâneas para diminuir os perigos que a falta de iluminação proporciona.
"O bairro onde moro, encontra-se sem iluminação desde setembro de 2018. Para não ficarmos em completa escuridão, nós moradores, nos juntamos para comprar o material necessário para realizar a manutenção." Relata uma Bruna Ribeiro, moradora do bairro Pita. A moradora também informa que recebem a informação da prefeitura de que a rua possui iluminação em dia, "Em inúmeras ligações para a prefeitura de São Gonçalo, solicitando a manutenção da área que se encontra sem iluminação, nós somos informados que a rua se encontra com a iluminação em ótimo estado".
Do outro lado da cidade, a situação não é muito diferente, uma moradora que preferiu não ser identificada relatou como a falta de iluminação, influência na vida dos moradores, que precisam moldar as suas atividades para evitar os problemas decorrentes da falta de luz.

“Nós pagamos mensalmente a taxa de iluminação e não possuímos o serviço adequado, se quisermos ter mais segurança ao chegar do trabalho ou ao sair para trabalhar ou estudar, bem cedo, precisamos fazer a famosa 'vaquinha’ para inteirar na compra do material para que a rua possua iluminação”.
A morada também relata como a falta de iluminação faz com que os moradores se sintam inseguros na própria região em que moram, visto que ficam mais vulneráveis a ação de criminosos.
O Júpiter entrou em contato com a prefeitura de São Gonçalo, e com o setor responsável pelas questões de iluminação pública do município, porém após repetidas tentativas de contato, não obtivemos resposta.
Comments