top of page

Enraizados: uma escola de cidadania e Hip-hop

  • thegabriellasouza
  • 14 de mai. de 2019
  • 1 min de leitura

Por CARLOS HENRIQUE


Localizado em Comendador Soares, Nova Iguaçu, o Instituto Enraizados é uma organização de hip-hop que surgiu nos anos 90 que tem como missão utilizar as artes integradas a cultura do hip-hop como ferramenta de transformação social de pessoas e grupos.

O enraizados surgiu da necessidade de um espaço de cultura na baixada fluminense, onde os artistas da época não tinham voz.


Samuel Azevedo, presidente do instituto e um dos fundadores, fala sobre o Enraizados não ser somente um instituto e sim uma escola de cidadania e hip-hop, onde os jovens são ensinados a questionar sua realidade, seja pela arte, cine debates e cursos voltados para a área de cultura:

- Nosso maior ativo hoje, não é formar o melhor Mc, melhor dançarino, etc. E sim formar cidadãos com consciência crítica.


(Fonte: enraizados.com)

Alunos do enraizados no curso de Audiovisual na sede do instituto.


Outro fundador do Instituto é Flávio Eduardo da Silva Assis, conhecido como Dudu de Morro Agudo. Que fala que sua fama vai muito mais da sua história no instituto do que como Mc.

- Eu sou referência muito mais pela construção de um novo cidadão, do que minha produção artística, eu acredito que meu reconhecimento vem muito por conta disso, existe todo um respeito que só é possível a partir de muito tempo de caminhada.


Chamado para ser uma das atrações do palco favela do festival Rock in Rio, Dudu ressalta sobre a representatividade deste convite e a ideia de ser um exemplo para os mcs da baixada fluminense mostrando que é possível trabalhar com a sua realidade e ter resultados.

Comments


bottom of page