Eventos geeks ganham força em bairros pobres do Rio
- Jornalismo UERJ
- 6 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Antes restritos a jovens de classe média, o universo da cultura ‘nerd’ está se expandindo e chegando a quem não tinha acesso
(Fonte: facebook.com)

Por Halessandra Araujo
Em bairros de baixa renda da Zona Oeste do Rio, eventos geeks crescem mesmo sem investimento de empresários. Concentrados em áreas como Zona Sul, Norte e Barra da Tijuca, os grandes eventos dessa temática não são acessíveis a todos os cariocas.
Criados em volta do universo jovem da Ásia Oriental, com elementos como o k-pop (gênero musical coreano), animes (animações japonesas) e cosplays (fantasias inspiradas em personagens fictícios), os eventos geeks, ou eventos de cultura nerd, têm se tornado cada vez mais populares entre crianças e jovens do Rio de Janeiro.
Mas nem todos os eventos são destinados a quem mora em áreas mais pobres do estado, como enfatiza a gamer Leila Aguiar (16): "muitas pessoas da Zona Oeste que curtem o universo geek não têm acesso aos eventos, por conta da distância e principalmente por dinheiro". Leila também aponta a importância dos eventos que se localizam em bairros mais carentes do Rio: "eu não posso frequentar os eventos da Zona Sul, então os que surgem por aqui na Zona Oeste são perfeitos para mim, pois têm um baixo custo. Acredito que um maior investimento nos ajudaria muito".
"Em bairros de baixa renda da Zona Oeste do Rio, eventos geeks crescem mesmo sem investimento de empresários"
Da mesma maneira, relata a cosplayer Esther Tamires (19): "raramente podemos frequentar os eventos maiores, mas a nossa sorte é que está começando a surgir mais deles aqui em nossos bairros". A jovem também se queixa sobre os preços dos produtos que são destinados aos participantes: "se você mora aqui em Paciência ou Santa Cruz e quer ir para um evento na Tijuca ou na Barra, você já sabe que não vai trazer nada de lá".
(Fonte: facebook.com)

Por esses motivos, amantes dessa cultura têm investido, mesmo com poucos recursos, em levar esse universo a todos os jovens, como nos mostra a organizadora do evento Anime Field, que ocorrerá dia 26 de maio em Campo Grande: "começamos o evento na intenção de suprir a carência geek na Zona Oeste, trazendo para os jovens tudo que outras festividades não tinham". Karla Fidalgo acrescenta ainda que há sempre dificuldades para conseguir patrocinadores e investimento quando se está fora de áreas mais elitizadas.
Da mesma forma, relata o professor de desenho e organizador do evento Arte Solidária, que já teve quinze edições em Bangu. Fábio Guerra conta sobre os empecilhos que têm para manter o evento, que busca levar o mundo geek aos jovens em troca da colaboração beneficente: "todos os anos nós enfrentamos muitas dificuldades para permanecer com o Arte Solidária, seja com o salão, seja na busca por parceiros. E ainda têm pessoas de má índole em época de eleição que querem se aproveitar do evento".
(Fonte: facebook.com)

Apesar das dificuldades para criar um evento dessa temática em bairros mais carentes, eles estão se mostrando cada vez mais atrativos para moradores desses locais. O cosplayer João Filipino (25) nos conta que só foi conhecer a cultura nerd quando viu uma festa geek em seu bairro, Campo Grande, e a partir de então começou a frequentar com toda a família: "se eu não tivesse conhecido esse mundo, eu poderia não ter conquistado muitas coisas, como a aproximação com meus pais e irmãos, que hoje também frequentam os eventos comigo".
(Fonte: facebook.com)
Dupla faz cosplay de Naruto e Jiraiya no Anime Field e mostra que anime não tem idade
O jovem acrescenta que é necessário que haja mais pessoas dispostas a levar todos os tipos de artes às famílias que não tem acesso, pois, segundo ele, isso possibilita laços de integração com toda a comunidade carioca e fluminense. em-vindo ao post no seu blog. Use este espaço para conectar-se com seus leitores e com seus clientes potenciais de uma forma atualizada e interessante. Pense nisso como uma conversa na qual você pode compartilhar atualizações sobre o negócio, tendências, notícias e muito mais.
Comments