Maricá pode ganhar novas linhas de ônibus intermunicipais
- Thulany Dhara
- 27 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Prefeito solicitou novas trajetos para municípios como São Gonçalo e Itaboraí

Foto: Lei Seca Maricá / Divulgação
Jhennifer Neves
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT-RJ), e o secretário de transporte, André Azeredo, se reuniram com o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro), Cleber Ribeiro, no dia último dia 22 março para negociar implantação de novas linhas de ônibus intermunicipais.
No encontro, novas linhas e itinerários foram solicitados para facilitar a integração de Maricá com municípios vizinhos como São Gonçalo, Itaboraí e Saquarema. Também foi solicitada criação de uma nova linha para a Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. A reunião ocorreu na Sede do Detro, no centro do Rio de Janeiro, e o órgão informou que fará estudos sobre a viabilidade das novas linhas e que está avaliando novas concessões de itinerários.
Para o prefeito, implantar linhas de ônibus de Maricá a outros municípios como São Gonçalo e Itaboraí “é uma necessidade urgente para integração da região.” Fabiano Horta afirmou em uma rede social que a luta pela causa é antiga e que seguirá “trabalhando a cada dia pra que o transporte público seja um direito do povo.”
Allan Vargas recebeu com entusiasmo a notícia. Morador de Maricá há 11 anos, ele estuda na Faculdade de Formação de Professores da Universida do Estado do Rio de Janeiro (FFP-Uerj), no bairro Patronato em São Gonçalo. Para ele, “já estava na hora de se criar linhas de ônibus entre Maricá e São Gonçalo.”
Para chegar à universidade, Allan precisa pegar 2 ônibus. O primeiro no centro de Maricá até Niterói; de lá, embarca em outro coletivo até a universidade. O trajeto dura, segundo ele, cerca de duas horas. O estudante acredita que o tempo de viagem seria bastante reduzido com a criação de uma linha que ligasse o centro de Maricá ao de São Gonçalo.
“Se houvesse linhas direta ligando os dois municípios”, declara Allan, “a vida de muitas pessoas, incluindo a minha, seria mais fácil.”
Kevelyn Candido, morador de Maricá e recém-formado em publicidade, afirma não ter problemas para ir de sua casa à Niterói ou ao centro do Rio, por exemplo. Mas que quando se trata de municípios até mais próximos, a mobilidade é mais complicada:
“Não tenho do que reclamar do transporte [de Maricá] para Niterói e Rio, mas quando preciso ir a Saquarema ou São Gonçalo, por exemplo, tem esse transtorno de fazer baldeação. Um dos dois ônibus sempre demora demais”, diz Kevelyn.
O publicitário afirma que costuma ir com frequência à Saquarema, município da Região dos Lagos, e que “adoraria não ter que pegar dois ônibus pra chegar até lá.”
Maricá atualmente possui oito linhas de ônibus intermunicipais; três saem do Centro para Niterói, Rio de Janeiro e Rio do Ouro – bairro localizado na divisa entre São Gonçalo e Niterói. Outras quatro linhas partem de Ponta Negra e Itaipuaçu também para Rio e Niterói. E outra sai de Itaipuaçu sentido Rio do Ouro.
Questionada sobre avanços nas negociações com o Detro sobre a implantação das novas linhas, a Secretaria de Transporte de Maricá não retornou nosso contato até o fechamento desta matéria.
Comments