top of page

Elefante Branco?

  • pedrowb
  • 13 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de mai. de 2019

Estádio Luso-Brasileiro não recebe uma partida oficial há 9 meses.



Estádio Luso-Brasileiro durante a administração do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Por Raphael Fernandes


Utilizado por Botafogo e Flamengo, entre os anos de 2016 e 2018, o Estádio Luso-Brasileiro caiu no esquecimento dos cariocas. Situado na Ilha do Governador, a última partida disputada no Luso foi no dia 22 de agosto de 2018, quando a Portuguesa, gestora do estádio, perdeu para o América por 2 a 1, em jogo válido pela Copa-Rio.


De acordo com André Oliveira, assessor da Portuguesa, o clube precisa apenas de um documento para poder voltar a jogar na Ilha do Governador: "Ainda não temos oficialmente a liberação do laudo LPCI (Licença de Pânico Contra Incêndio) concedido pelo Corpo de Bombeiros. No entanto, a previsão da diretoria é que este documento saia em breve." Além disso, André Oliveira afirmou que a Portuguesa, com o objetivo de se firmar no cenário nacional, está com um projeto de ampliar a capacidade do Luso-Brasileiro para 18 mil pessoas. Atualmente, o estádio tem capacidade para apenas 6 mil torcedores.


Devido à troca de gramado que acontecerá no Maracanã para a Copa América, é provável que o principal estádio do Rio de Janeiro fique inutilizável entre maio e junho. Sendo assim, Flamengo e Fluminense, atuais gestores do Maraca, serão os principais prejudicados durante esse período.


A Portuguesa afirmou que está disponível para conversar com qualquer clube carioca que queira jogar no Luso-Brasileiro: "Cordialmente, convidamos Pedro Abad, presidente do Fluminense, para conhecer as instalações do estádio e deixamos as portas da Associação Atlética Portuguesa abertas, em 2018. Reiteramos que estamos abertos a conversa."

Procurado para esclarecer essa possível parceria entre Fluminense e Portuguesa, Pedro Abad ainda não se pronunciou. No que diz respeito ao Flamengo, é provável que o rubro-negro mande os seus jogos, durante esse período, no Nilton Santos, o Engenhão, ou no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.



Entenda o Caso


Em abril de 2016, o Botafogo anunciou uma parceria com a Portuguesa para jogar na Ilha do Governador, já que o Nilton Santos estava entregue ao comitê organizador dos Jogos Olímpicos. Ao longo dos sete meses de contrato, o Alvinegro disputou 13 partidas na “Arena Botafogo”, obtendo sete vitórias, três empates e três derrotas.


Com o término da parceria entre os dois clubes, o Flamengo anunciou um acordo com a Portuguesa para utilizar o Luso-Brasileiro. Inicialmente, o contrato seria de três anos. Entretanto, após a diretoria do rubro-negro acertar com a concessionária que administrava o Maracanã até o fim de 2020, o Flamengo rompeu o contrato com a Portuguesa em julho de 2018. Ao todo foram 20 partidas na “Ilha do Urubu”, onde o rubro-negro acumulou 15 vitórias, dois empates e três derrotas.

Comentários


bottom of page