top of page

Maratona do Rio acontece nos dias 22 e 23 de junho e conta com diversas modalidades

  • pedrowb
  • 11 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Evento sofreu alterações em seu percurso devido às fortes chuvas que atingiram a cidade


Corredores disputando a maratona em 2018 (Reprodução: Facebook)

Por Lucas Eduardo

A Maratona Internacional da cidade do Rio de Janeiro acontece nos dias 22 e 23 de junho e conta com diversas modalidades de provas: Desafio da cidade maravilhosa, meia maratona (21km), 5km, 10km e a maratoninha, dedicada ao público infantil. A principal delas, a maratona de 42km, será no dia 23 de junho.


O ponto de partida, que seria no Recreio dos Bandeirantes, sofreu alteração e agora os corredores saem do Aterro do Flamengo, devido a interdição da Avenida Niemeyer após as chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro em abril deste ano. Com riscos de novos deslizamentos, a organização decidiu utilizar o mesmo percurso das Olimpíadas Rio 2016.


O objetivo da maratona era manter a tradição de passar por cartões postais da cidade, e, portanto, o novo percurso inclui: Marina da Glória, Monumento dos Pracinhas, Praça XV, Igreja de São José, Candelária, Pira Olímpica, Centro Histórico e Boulevard Olímpico. Logo em seguida a prova volta para o Aterro do Flamengo, passando por Botafogo, Copacabana e Ipanema até chegar ao Leblon, fazer a volta e retornar.


O evento, que acontece desde 1979 e chegou a ter 37 mil inscritos na prova principal em 2018, é uma tradição da cidade carioca e conta com diversas histórias. Leonardo Negrão, Engenheiro de 40 anos, conta que a paixão pela corrida surgiu após romper os ligamentos do joelho jogando futebol. Depois da grave lesão, ele não tinha condição de praticar outros esportes e achou na corrida a sua salvação. Com duas maratonas completas e mais de vinte meia maratonas no currículo, Leonardo descreveu a importância que o esporte tem em sua vida: ‘’Quem mantém o hábito saudável da corrida fica viciado na endorfina. Quando você fica um tempo sem correr o corpo pede. A sensação pós-treino é inexplicável’’.


O clima e os cartões postais da cidade carioca ajudam no hábito de correr. É normal passar pelas orlas das praias e ver diversas pessoas praticando e se exercitando. O Nutricionista Carlos Daniel conta que os benefícios para quem mantém uma boa rotina de corrida são nítidos na saúde das pessoas. Carlos conta que com a prática constante a pessoa se sente melhor, dorme melhor e tem mais disposição no dia a dia. Os benefícios se estendem além da questão física: ‘’Correr ajuda a aliviar o estresse e traz uma leveza nos pensamentos. Certamente uma pessoa que mantém o hábito está mais preparada para lidar com as questões que o dia a dia nos oferece’’.

Comments


bottom of page