Heavy users de tecnologia sofrem com problemas na vista
- Jornalismo UERJ
- 7 de mai. de 2019
- 4 min de leitura
Estudos apontam que uso excessivo de tecnologia pode causar miopia, apesar de ser uma exigência de algumas empresas do ramo de comunicação

Por Felipe Petrucci
O uso de celulares e aparelhos eletrônicos está entre as maiores distrações que mais ocupam a atenção entre os jovens. Estima-se que o uso de rede sociais no celular por heavy users - pessoas que usam em excesso -, na faixa etária de 18 a 25 anos, seja de seis horas por dia, segundo a pesquisa Radar Jovem. Essas tecnologias utilizadas sem controle forçam a visão aproximada do aparelho e são uma das causas da miopia devido a frequência de luz azul emitida pelos dispositivos.
Ao mesmo tempo em que pode causar um problema para saúde, o uso excessivo de redes, se tornou, também, pré-requisito quando se tenta uma vaga de trabalho, principalmente, na área de comunicação. De certa forma, para se enquadrar no perfil de mercado e se manter atualizado, tornou-se imprescindível estar conectado 24h por dia.
"Para uma vaga nova na TIM telefonia, para o departamento de marketing, os gestores pediam uma pessoa com perfil jovem e que usasse muito as mídias sociais. Essa exigência acredito que seja resultado do crescente uso de meios de comunicação digitais que tem ganhado força. Na última década é onde atualmente circula mais informação e é o local em que as empresas mostra a sua identidade", afirma Luciana Galvão, recrutadora de talentos.
A designer Paula Castro, que trabalha no computador diariamente comenta sobre a dificuldade de ter miopia e trabalhar com a luminosidade da tela. “Bastante cansativo pois a luz incomoda muito e tenho que fazer momentos de descanso, a visão fica meio embaçada no computador. Eu vivo com uma enxaqueca muito forte por conta da claridade da tela, e o problema no meu caso é passar muito tempo em frente ao monitor. Tento fazer pausas pelo menos 3 vezes ao dia”,
A miopia caracteriza-se pela dificuldade de enxergar objetos de longe, mas com clareza de perto. Essa condição, mesmo que em menor grau, afeta a vida de quem a possui. “Uso bastante celular e computador desde cedo. Os aparelhos eletrônicos de uma maneira geral sempre fizeram parte da minha vida. Tenho miopia e astigmatismo, o que agrava minha situação, pois as lentes de contato e os óculos possuem um custo maior. A principal dificuldade do meu dia a dia está nas coisas mais simples, como, por exemplo, enxergar o número do ônibus e o quadro na sala de aula”, relata Lucas Eduardo, estudante de Jornalismo, que possui 1.25 graus de miopia.
O número de casos de miopia aumenta ano após ano e a tendência é aumentar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a miopia ganhou status de epidemia, e em pesquisa realizada pelo órgão, em 2020, cerca de 35% da população do mundo estará com esse problema e, em 2050, o número possa alcançar 52%. No sudeste da Ásia, estima-se que 90% dos jovens sejam míopes. A taxa no Brasil é um pouco menor, porém, igualmente alarmante, girando em torno de 11% a 36%, mas com o avanço da tecnologia e as exigências de estar “online” a todo o momento, esse percentual irá aumentar.
No dia 7 de maio celebra-se o dia do Oftalmologista, e a médica especialista Adriana Franco comenta a importância de cuidar dos olhos.
“As pessoas estão cada vez mais fazendo atividades com alta demanda de esforço visual. Na natureza, o homem não foi programado para ficar tanto enxergando de perto. Recebo muitas queixas dos pacientes de astenopia (cansaço visual) por causa do trabalho no computador. Os oblíquos superiores e os músculos de leitura estão sendo usados cada vez mais e naturalmente, a posição de repouso da vista é reta, posição completamente diferente de como olhamos para a tela do celular, por exemplo”
Dicas:
Fazer atividades ao ar livre, por pelo menos 40 minutos. No caso de crianças, vários estudos concluíram que atividades ao ar livre têm um efeito na visão, diminuindo o risco de desenvolver miopia. Uma pesquisa da BBC indica que a falta de exposição à luz do sol é um fator que causa miopia. Não é de se espantar com o fato, pois sabemos que vivemos cada vez mais em ambientes fechados, entre quatro paredes, e não aproveitamos para fazer atividades ao ar livre.
Não aproximar demais dos olhos os celulares, tablets, computadores e livros — eles devem ser mantidos a 30cm da face, no mínimo. O olho da gente tem um músculo que fica contraído para focar imagens próximas. Para ver de longe ele teria que relaxar, mas com o vício, o músculo leva tempo para se acomodar na posição certa. Por isso, leva algum tempo para voltar.
Não aproximar demais dos olhos os celulares, tablets, computadores e livros — eles devem ser mantidos a 30cm da face, no mínimo. O olho da gente tem um músculo que fica contraído para focar imagens próximas. Para ver de longe ele teria que relaxar, mas com o vício, o músculo leva tempo para se acomodar na posição certa. Por isso, leva algum tempo para voltar.
Fazer intervalos frequentes enquanto estiver utilizando esses objetos. A cada 20 minutos, retirar o olhar deles e focalizar objetos distantes, por cerca de 20 segundos.
Os especialistas dão algumas recomendações para amenizar e diminuir os efeitos desse problema que pode ser hereditário ou adquirido, em alguns casos, a miopia por ter caráter degenerativo e abre caminho para outras complicações, como glaucoma, catarata, pressão ocular e descolamento de retina.
Comments